Blog: O Guia Completo das Skins de CS:GO

Seja um especialista de skins de CS:GO! Esse guia vai te explicar tudo sobre float, pattern e muito mais para você se tornar um expert nesse mercado.
Em 2013 o CS:GO recebia as primeiras skins, que tornariam-se numa verdadeira febre os anos seguintes — Foto: Reprodução/SteelSeries

Entender sobre as skins de CS:GO parece complicado, mas hoje nós vamos definir tudo de uma maneira simples e direta para você entender muito mais sobre o que torna uma arma do Counter-Strike: Global Offensive, de fato, rara.

Cada skin do jogo foi apresentada em uma coleção e possui uma categoria, uma raridade, um estilo, um padrão e um desgaste. Então vamos lá, por ordem de complexidade:

1.  Coleção / Collection

A Coleção indica a caixa que a skin pode ser dropada e, consequentemente, é possível identificar há quanto tempo cada skin está no jogo com essa informação.

Existem três tipos de caixas: as de mapas, as de operação e as de lembrança. Normalmente, as caixas de operação são distribuídas em menor quantidade, afinal cada evento dura apenas alguns meses. Por isso, skins dessas coleções tendem a sofrer uma maior valorização ao longo do tempo.

As caixas de lembrança — ou Souvenir — são dropadas apenas durante os eventos Major para quem possui o viewerpass, e dão itens com adesivos dourados referentes à partida em que a caixa é dropada. Por isso, são ainda mais raras!

Skins Coleção Fraturada
Itens da Coleção Fraturada

2.  Categoria / Category

A Categoria indica se a skin em questão é um item normal, um item “Souvenir”, se a arma possui um contador de vítimas (StatTrak™) ou se é um item especial ( ,apenas para facas e luvas). A categoria também é exibida, respectivamente, com as cores cinza, amarela, laranja e roxa nos nomes das skins.

Ao obter uma skin, seja por abrir uma caixa ou por drop após as partidas, você tem 10% de chance de ganhar um item StatTrak™. Já as skins Souvenir são obtidas, apenas, nas caixas especiais distribuídas para quem compra o passe de algum Major.

3.  Raridade / Quality

A Raridade é uma separação baseada nas chances de uma skin sair em cada caixa. Para armas, são 7 tipos de raridade (em ordem crescente):

  • Consumidor / Consumer grade (Gelo);
  • Industrial/ Industrial grade (Azul Claro);
  • Militar / Mil-spec (Azul Escuro);
  • Restrito / Restricted (Roxo);
  • Secreto / Classified (Violeta);
  • Oculto / Covert (Vermelho)
  • Contrabandeado / Contraband item (Amarelo).

As skins de níveis consumidor e industrial podem ser dropadas após o fim das partidas oficiais (competitivas, casuais ou jogos de guerra) ou trocadas por medalhas durante as operações. Já a amarela, não existe mais em nenhuma caixa e só pode ser obtida por troca. Atualmente, só existe uma skin de raridade amarela no jogo, e trata-se da M4A4 | Howl.

Das raridades que podem ser obtidas em caixas, as chances de ganhar um item militar são de 79,92%, 15,98% para as restritas, 3,2% para as secretas e 0,64% para as ocultas. O restante (0,26%) é a chance que você tem de obter um item raro (faca ou luva).

4. Estilo / Finish Style

O tipo de pintura indica como a textura da skin é aplicada sobre a superfície da arma. Consequentemente, ela indica como o desgaste age sobre a textura, e isso é um fator de enorme influência no preço das skins! Existem 9 estilos de pintura:

  • Cor sólida: todas as peças da arma pintadas de, no máximo, 4 tons de uma mesma cor;
  • Spray: arma pintada com um spray de tinta, utilizando estênceis para formar os padrões;
  • Hidrográfica: a tinta é “colada” em cada peça da arma em que é aplicada;
  • Metalizada: uma pintura esmaltada, monocromática, sobre partes cromadas da arma;
  • Anodizada: parecida com a metalizada, mas é usado um padrão multicolorido de esmalte;
  • Aerógrafo: tinta esmalte aplicada com aerógrafo. Destaca melhor os “degradês”;
  • Pátina: reação química que provoca alteração na cor de alguns tipos de metais;
  • Personalizada: funciona como um adesivo sobre toda a superfície da arma e, por isso, permite uma gama infinita de padrões de cores;
  • Gunsmith: uma mistura entre a personalizada e a pátina, já que apenas as partes sem a pintura sofrem as reações químicas.

5.  Desgaste / Float

O Float é o valor que define o “desgaste” da arma, e pode variar de 0 até 1. Mas ao contrário do que o nome sugere, o desgaste não varia com o passar do tempo: uma skin com float 0.003 vai ter esse valor para sempre, independentemente do tempo que você usar essa skin no jogo.

Nem todas as armas estão disponíveis em todos os floats. Algumas podem existir a partir de um certo valor (como as skins Redline, por exemplo, que o menor valor possível é 0,1), assim como algumas só existem até um certo valor (como as skins Doppler, cujo valor máximo é sempre 0,08).

Desgaste agindo sobre uma AK-47 Imperatriz
Desgaste agindo sobre uma AK-47 | Imperatriz

Além disso, o desgaste está diretamente associado ao valor das skins de Counter-Strike. A maioria segue um padrão simples: quanto menor o desgaste, maior o valor. Mas isso varia muito conforme o Pattern e o Finish Style — principalmente as skins de Pátina, como as Rust Coats, são mais valorizadas quando tem o exterior bastante desgastado, devido à sua aparência mais enferrujada.

AWP Asiimov BS Black Scope
A partir do float 0.96, a AWP | Asiimov fica com o Scope totalmente preto, e passa a ter um overpay

6.  Exterior

O exterior apenas categoriza os valores de float em 5 tipos:

  • Nova de Fábrica / Factory New (FN): de 0 até 0.07
  • Pouco Usada / Minimal Wear (MW): de 0.07 até 0.15
  • Testada em Campo / Field-Tested (FT): de 0.15 até 0.38
  • Bem Desgastada / Well-Worn (WW): de 0.38 até 0.45
  • Veterana de Guerra / Battle-Scarred (BS): de 0.45 até 1
Exteriores M4A4 Chuva de Balas
Exteriores da M4A4 Bullet Rain

7.  Padrão / Pattern

Todas as skins de CS apresentam um Padrão aleatório entre 1 e 999. Esses valores representam o “modo” que o desenho da skin é aplicado sobre uma arma. Mas de forma geral, existem 2 tipos de skins: as que dependem e as que independem do Pattern.

Para as que independem, é simples: para qualquer valor atribuído ao pattern, a arma terá sempre a mesma aparência — com a diferença, é claro, do Desgaste, com os arranhões aplicados conforme o Estilo da pintura. Por exemplo: uma AWP | Dragon Lore com float 0.45 e pattern 11 é idêntica à uma AWP | Dragon Lore com float 0.45 e pattern 780, ou qualquer outro pattern com o mesmo float.

Pattern da AWP Dragon Lore
Pattern da AWP | Dragon Lore

Mas o nosso foco é justamente para as que dependem do pattern, pois são esses os casos que geram as maiores raridades dentro do game. Nesses casos, o pattern utilizado para compor a skin vêm de uma imagem grande e composta de vários elementos, e apenas parte dela aparece na arma. Esse fato gera combinações únicas para uma mesma arma!

Pattern das skins Marble Fade
Pattern das skins Marble Fade

O exemplo mais famoso, e um dos mais buscados por colecionadores, são as patterns que exibem uma maior quantidade de azul nas skins Case Hardened — as chamadas Blue Gems.

Butterfly Blue Gem e Butterfly Gold Gem
Butterfly Blue Gem e Butterfly Gold Gem
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